Buscar
  • Derec Della Latta

As vantagens de ser um cidadão europeu

Cidadania Portuguesa por @rafaemcoimbra

“Muitas pessoas nos perguntam se a cidadania portuguesa vale a pena e a única resposta que podemos dar é SIM!

Em primeiro lugar, ao obter a cidadania portuguesa e, consequentemente o passaporte, a diversas, como elencaremos nesse artigo.


Uma das maiores vantagens oferecidas aos cidadãos portugueses é poder estudar nos colégios e nas melhores universidades em Portugal, com desconto ou com bolsa de estudos integral. E não é só isso! Ao possuir a cidadania europeia, é possível estudar em colégios e nas mais renomadas universidades de todos os países da União Europeia com bolsa integral de estudos.


Além disso, também é possível morar, trabalhar e se aposentar em um ou mais dos 26 países da União Europeia, o que constitui uma grande estabilidade para quem planeja uma vida no exterior, principalmente na Europa. Sem contar que os países do bloco asseguram vantagens e melhores condições aos cidadãos que queiram investir em algum deles.

Outra vantagem que podemos elencar é a possibilidade de viajar para qualquer país do espaço schengen sem o passaporte, ademais, também é possível ter o visto facilitado para entrar nos Estados Unidos e Canadá, assim, não é necessário passar por toda aquela burocracia. Outro detalhe interessante é que o passaporte português é o quinto passaporte mais forte do mundo.


No mais, a União Europeia no geral possui um excelente sistema público de saúde. Portugal, em específico, não foge a regra; o atendimento é muito bom e os medicamentos são muito mais baratos que no Brasil.


Outra diferença entre Brasil e Portugal é a questão da segurança. Existe muito mais segurança em Portugal do que no Brasil, em especial nas cidades menores, dessa forma, é possível andar nas ruas tranquilamente, até com o celular na mão sem sentir muito medo de ser assaltado como ocorre em caso todos os cantos do Brasil.


Por fim, todo cidadão português pode passar sua cidadania europeia para filhos e netos, garantindo, dessa forma, que eles possam estudar, morar e trabalhar em outros países com maior facilidade. “


Rafaella Gattás (instagram @rafaemcoimbra) é cidadã europeia e mora em Coimbra desde setembro de 2020. Atualmente estuda línguas na Universidade de Coimbra.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo