Buscar
  • Derec Della Latta

Intercâmbio após os 30 anos

Esse post é pra quem se acha velho demais para fazer um intercâmbio.

O João Henrique (instagram @jhfurpe84) fez o intercâmbio dele aos 32 anos de idade e topou nos contar um pouco da sua experiência:


"Por muitos anos eu tive a curiosidade de estudar e morar fora, toda essa ideia de vivenciar uma cultura diferente e ter contato com pessoas de diversos lugares do mundo me encantava e eu ficava me imaginando nessas situações, contudo o tempo foi passando, a vida foi seguindo seu rumo e este pensamento logo passou também, pois para mim um intercâmbio era para quem ainda está no auge dos 20 anos. Há alguns anos isso mudou, em 2017 tive a oportunidade de viver esta experiência, logo de cara eu abracei esta ideia, mas depois de ter fechado o curso eu fiquei na dúvida se alguém com 32 anos deveria estar embarcando numa jornada dessa a essa altura do campeonato, eu me via no meio de pessoas muito mais jovens e que possivelmente seria o ‘tiozão’ da galera, estava errado! Me espantei com a quantidade de pessoas, que também tomaram esta mesma decisão numa faixa etária entre 28 e 35 anos e é impressionante que, mesmo nesta idade, ainda podemos nos surpreender, aprender e amadurecer. Uma das vantagens de fazer intercâmbio nesta idade é a capacidade que temos de tirar o melhor dessa experiência, pois além de aprender um novo idioma é uma oportunidade incrível de desenvolvimento interpessoal, hoje posso dizer que sou uma pessoa diferente depois de dois anos incríveis em #Dublin. Claro que nem tudo são flores mas quando você supera os obstáculos e vai se adaptando ao lugar tudo na vida parece até mais fácil. Eu não tenho como resumir em palavras tudo que aprendi vivendo em um outro país com clima e cultura muito diferente ao que estava acostumado, o que posso dizer é que o intercâmbio é uma experiência individual, então, só posso dizer uma coisa:

Vá e viva a sua experiência, crie a sua história e aproveite cada minuto para aprender além de um idioma ou uma nova cultura, mas aprender sobre você mesmo."


Não existe idade certa para se aventurar em um intercâmbio. Independente de quantas primaveras você tenha, com certeza será uma experiência incrível e inesquecível.


E nós estamos aqui para te ajudar nisso. Entre em contato e venha #desbravaromundo com a gente!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo